Pombos e humidades: uma má combinação.

O frio e a chuva chegaram e com eles o fim da muda para os pombos.

Vocês não estiveram cansados de que nestas datas, nas quais vossos campeões teriam de estar quase ao 100% para começar a temporada de voos, apareçam em vossos pombais os problemas decorrentes da humidade e o frio? constipações, ornithose, bronquite…

 

 

Voçês mimam aos seus pombos nos períodos de criação, muda, competição...Cuidado com a água!! É o momento de evitar as constipações e as gripes que possam enfraquecer aos teus pombos e impedir que comecem o período de competição em boa forma física.

Não arrisque, prevenir é sempre melhor do que remediar.

Os pombos ocultam os sintomas até que a doença está muito avançada e muitas vezes já é demasiado tarde. Por isso são muito importantes os tratamentos preventivos e, naturalmente, que voçê fique atento para identificar qualquer problema em tempo e assim ter mais possibilidades êxito no tratamento.

Aqui tem algumas recomendações que te ajudarão a prevenir:

1- Manter o pombal seco e livre de umidade. A humidade é o caldo de cultura para as bactérias e deves evitar a todo custo.

2- Examina os teus pombos frequentemente e, no caso de aparecer qualquer sintoma, passar à acção de imediato.

3- Separa a os teus pombos doentes o mais brevemente possível. Para evitar o contágio para outros pombos saudáveis.

4- Cuidado com as correntes de ar no inverno que podem ser prejudiciais.

5- Ao fim do período de criação, faz um tratamento para limpar e desinfectar vias respiratórias. São tratamentos de fácil aplicação, económicos e que vão evitar muitos problemas.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada.