Encuanto fazemos exercícios, o nosso organismo perde electrólitos através do suor.
Os pombos ( não possuem glândulas sudoríparas) regulam a sua temperatura através dos sacos aéreos e também eliminando água (suando) pela pele.
Se o corpo não tem suficientes electrólitos não pode desenvolver o seu máximo potencial, já que os electrólitos ajudam a promover o funcionamento saudável dos músculos e nervos. Um pombo com níveis baixos de electrólitos poderia sofrer câimbras e rigidez nas articulações.
Na época de competição, os pombos têm muito desgaste, e quando retornam para o pombal têm que restituir todos os eletrólitos perdidos. É claro que eles toman estes eletrólitos da comida, o grit, o sal, a pedra para picar… mas esta incorporação ao organismo é lenta, e se os pombos fizeram muito exercício devem ser recuperados de maneira rápida, sã e efectiva.
O melhor é colocar uma dose de electrólitos directamente na bebida.
O que são os electrólitos? São minerais eletricamente carregados que estão presentes no sangue e em outros fluidos corporais. Os mais habituais são: Cálcio, cloreto, magnésio, potássio e sódio.
Nas lojas especializadas você pode encontrar uma vasta gama deles, mas vou-te ensinar uma forma rápida de preparar você mesmo um jarro de água com electrólitos para dar-lhes aos teus pombos sem problemas:
Ingredientes para um litro da água:
- sumo de meio limao
- meia colher de sal
- uma colher (da chá) de bicarbonato
- duas colheres de açúcar
Tudo bem misturado você pode dá-lo para beber aos seus pombos. Eles recobrarão os electrólitos perdidos em um piscar de olhos.